Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL II


Neste segmento, observamos mudanças significativas no desenvolvimento dos alunos “os últimos traços da infância dão lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo”.Para responder a essas transformações de adolescência, o Colégio Castelo introduz dois novos desafios na dinâmica escolar, por meio dos quais procura manter vínculo positivo com a aprendizagem e com o conhecimento que se constrói nas séries anteriores.Gradativamente, o currículo vai ganhando um caráter mais político e cada vez mais voltado para o o universo além dos muros da escola. É tempo de discutir profundamente acontecimentos culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e do meio ambiente, seja em contextos próximos ou distantes.

O ESTUDO…

Desde as séries iniciais, há ações de caráter Pedagógico voltadas para a aprendizagem de formas eficazes de estudo. No Fundamental II, esse propósito se intensifica, e o estudo passa a ser o tema central em torno do qual se desenvolvem as propostas de ensino. É importante aprender a estudar, e o aluno deve enfrentar com segurança os desafios das diversas disciplinas do segmento. Os professores especialistas se dedicam ao ensino e à aplicação de procedimentos adequados de cada área de estudo.

Em vários momentos, os professores contribuem para ampliar o repertório de estratégias de estudo. Orientam a produção, retomada e reflexões sobre o trabalho desenvolvido pela classe. Antes das avaliações, dão orientações de estudos específicas, sugerindo formas de rever os conteúdos trabalhados. Progressivamente cada professor e os próprios alunos elaboram orientações de estudos a partir de procedimentos conhecidos, que partilham em aula, tornando-se mais autônomos.

Nessa etapa, estudar não se limita mais a fazer lições propostas pelo professor. Espera-se que os alunos dediquem diariamente cerca de uma hora e meia a duas de estudos em casa, incluindo-se propostas, as atividades de estudo e revisão autônoma, assim como as leituras de escolha própria ou indicada pela escola. Não se aprende a estudar apenas fazendo lições de casa, outras são necessárias a essa conquista.

O currículo do Colégio Castelo se organiza como uma espiral, em que os conceitos aparecem muitas vezes ao longo dos anos, com grau crescente de complexidade. Privilegiam-se a compreensão e o aprofundamento, e a memorização é vista antes como um instrumento da aprendizagem. As situações de aprendizagem são sempre significativas e, quando possível, integram projetos mais envolventes. Entre outros recursos, as sequências didáticas são atividades organizadas segundo as possibilidades de compreensão dos alunos, o que garante que estabeleçam o máximo de relações possíveis entre os conteúdos, resultando em conhecimento real. As situações escolares são vivências importantes que trazem muitos conhecimentos além dos disciplinares.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A escolha do sistema de avaliação decorre da metodologia, de modo que ela começa antes mesmo da atividade de aprendizagem, estando presente durante o trabalho com os alunos e também ao final do processo. A cada conteúdo, definem-se o que os alunos devem aprender e os critérios de avaliação, ou os indicadores de que eles aprenderam.

Durante o trimestre, várias ferramentas serão utilizadas para os professores sondarem a efetivação da aprendizagem. Entre outras, ocorrerão Avaliações Multidisciplinares, Específicas Parciais, Provas Principais, Trabalhos e Tarefas de casa.

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

A participação da família em atividades dentro do Colégio Castelo, estreita vínculos afetivos da criança com a escola. A cada ano, os familiares participam de atividades no ambiente escolar. São ocasiões muito esperadas por todos, em que os alunos recebem seus convidados queridos para juntos fazerem diversas coisas (homenagens, cantatas, visitas dos pais para falarem de suas profissões, dia do amigo, etc.).

ESPORTES…

Futebol, Judô, Dança, Ginástica Rítmica, Queimada, Esportes de Quadra, Xadrez, Tênis de Mesa, Street Dance, etc.

BUY NOW