Fundamental I

Nesta etapa, a escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos é um desafio é desafio real e motivador. Aliadas às expectativas familiares, essas novidades escolares fazem com que os alunos se entusiasmem e tenham disponibilidade para aprender.No Ensino Fundamental I, o trabalho dos professores visa à adaptação dos alunos à rotina e as demandas escolares mais complexas, assim como à construção de novas competências, que serão úteis em toda vida escolar. Um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do papel do estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas das séries anteriores, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo.

O QUE SE APRENDE…

As disciplinas desse segmento estão agrupadas em áreas: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.   Todas ministradas por professora polivalente, com formação mínima em pedagogia. Já as aulas de Inglês, Espanhol (4º e 5º ano), Filosofia, Tecnologia, Artes, Música, Educação Financeira e Educação Física serão conduzidas por professores especialistas.

O currículo do Colégio Castelo se organiza como uma espiral, em que os conceitos aparecem muitas vezes ao longo dos anos, com grau crescente de complexidade. Privilegiam-se a compreensão e o aprofundamento, e a memorização é vista antes como um instrumento da aprendizagem. As situações de aprendizagem são sempre significativas e, quando possível, integram projetos mais envolventes.

Entre outros recursos, as sequências didáticas são atividades organizadas segundo as possibilidades de compreensão dos alunos, o que garante que estabeleçam o máximo de relações possíveis entre os conteúdos, resultando em conhecimento real. As situações escolares são vivências importantes que trazem muitos conhecimentos além dos disciplinares.

TAREFAS DE CASA

As tarefas para casa são diárias e abordam conteúdos importantes, relacionados ao trabalho desenvolvido em sala ou podem complementar a aula dada.

A escola dá especial atenção ao compromisso com a execução e a qualidade das tarefas. As lições de casa são um elo diário de intersecção entre a escola e a casa, e, quando o aluno ainda não consegue se organizar autonomamente para responder a esse desafio, a participação da família torna-se fundamental.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A escolha do sistema de avaliação decorre da metodologia, de modo que ela começa antes mesmo da atividade de aprendizagem, estando presente durante o trabalho com os alunos e também ao final do processo. A cada conteúdo, definem-se o que os alunos devem aprender e os critérios de avaliação, ou os indicadores de que eles aprenderam.

Durante o trimestre, várias ferramentas serão utilizadas para os professores sondarem a efetivação da aprendizagem. Entre outras, ocorrerão Avaliações Multidisciplinares, Específicas Parciais, Provas Principais, Trabalhos e Tarefas de casa.

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

A participação da família em atividades dentro do Colégio Castelo, estreita vínculos afetivos da criança com a escola. A cada ano, os familiares participam de atividades no ambiente escolar. São ocasiões muito esperadas por todos, em que os alunos recebem seus convidados queridos para juntos fazerem diversas coisas (homenagens, cantatas, visitas dos pais para falarem de suas profissões, dia do amigo, etc.).

ESPORTES…

Futebol, Judô, Dança, Ginástica Rítmica, Queimada, Esportes de Quadra, Xadrez, Tênis de Mesa, Street Dance, etc.

BUY NOW