Educação Infantil até 2 anos

MATERNAL

O Colégio Castelo desenvolve um currículo específico voltado ao atendimento às crianças de 2 anos (completos até 31 de março), o qual integra todas as situações relativas aos cuidados com as situações de aprendizagem. Partimos do pressuposto de que as crianças precisam ser cuidadas e educadas num ambiente de afeto e estímulos, no qual a interação do educador como mediador das situações de aprendizagem se faz fundamental.

Cuidar educando implica num investimento sistemático de ações que contemplam a saúde, a alimentação, o repouso e, sentindo-se cuidada, a criança aprende a cuidar de si, a cuidar dos outros e a confiar nas pessoas. Este sentimento propicia seu bem-estar físico e emocional num ambiente coletivo que representa o início de sua inserção social.

No Colégio Castelo, cuidar educando significa acompanhar a trajetória da criança no sentido de inscrevê-la nas tradições da nossa cultura, promovendo situações de aprendizagens cognitivas, físicas, afetivas, estéticas e éticas visando sua inserção social. Tais atividades são sempre significativas e contextualizadas, sempre desenvolvidas a partir dos eixos curriculares por nós adotados: identidade e autonomia, linguagem oral e situações de comunicação, desafios lúdicos e motores e conhecimento do mundo.

No eixo de identidade e autonomia encontram-se todas as situações que favorecem a construção da autoestima da criança. Com este objetivo, buscamos sempre olhar para aquilo que ela já é capaz de fazer, atribuindo-lhe a responsabilidade possível para a realização de tarefas, como por exemplo dirigir-se até sua sala sem a presença da mamãe, supervisionada por um de nossos profissionais.

Encontram-se também neste eixo, as situações que favorecem a criação de um ambiente conhecido e familiar, bem como o estabelecimento de um ambiente sócio moral de qualidade, o respeito às diferenças e o reconhecimento das próprias possibilidades. Para tanto, criamos situações que viabilizam a construção do vínculo afetivo e de um ambiente de cumplicidade no grupo.

No eixo de desafios lúdicos e motores são propostas situações que favorecem a conquista de novas habilidades motoras e de momentos dedicados à brincadeira.

No eixo de conhecimento de mundo são privilegiadas todas as situações que proporcionem o contato das crianças com as características do nosso ambiente físico. Da mesma forma atuamos com as atividades de artes plásticas em suas diferentes modalidades (desenho, modelagem e pintura). E neste eixo, ainda, que promovemos o contato da criança com tudo o que é relevante como objeto da cultura.

Desta forma, os eixos de trabalho funcionam como norteadores da ação educativa e se complementam. Ao tratarmos de cada um deles de maneira isolada, garantimos a solidez do trabalho, ao mesmo tempo em que visualizamos, com maior clareza, os pontos de interseção de cada um deles.

O Sentimento de pertencer a um grupo, de ser uma pessoa importante e querida, e a percepção da capacidade de aprender são aspectos fundamentais da formação de nossos pequenos alunos. Nesse sentido, a primeira etapa da vida escolar visa formar estreitos vínculos com professores e funcionários e com todas as situações de aprendizagem experimentadas.

Num clima de confiança e afeto, as crianças adquirem segurança em sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento e têm inúmeras oportunidades de desenvolver sua criatividade e o apreço pelo conhecimento e pela cultura.

Nessa primeira etapa, ser autônomo está relacionado à capacidade de assumir pequenas responsabilidades considerando as necessidades pessoais e do outro, dentro de regras e limites valorizados para uma convivência saudável.