Educação Infantil de 3 à 5 anos

INFANTIL I (3 ANOS), INFANTIL II (4 ANOS), INFANTIL III (5 ANOS)

O que faz uma criança em uma Escola de Educação Infantil?Certamente brinca. Começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares, mas não é apenas isso o que acontece.

Até os 5 anos, a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais rica quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.

Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

Por isso, o Colégio Castelo estruturou um projeto diferenciado para a Educação Infantil. Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo, o Colégio Castelo oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem planejadas para desenvolver as linguagens e as emoções e estabelecer os pilares para o pensamento autônomo.

Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança. Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, o CASTELO propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequado a cada faixa etária.

Linguagem Oral e Escrita, Raciocínio Lógico, Inglês, Artes Plásticas, Música, Conhecimento da Natureza e da Sociedade, Educação do Movimento – em todas as atividades, o aluno não é absolutamente aquele estudante passivo da educação tradicional, mas um aluno participante, ativo no processo de construção do conhecimento.

Em todas as áreas, os alunos têm a possibilidade de utilizar recursos como a Informática, e vivenciar experiências ricas, como aulas de culinária.

CANTOS
Os cantos são pequenos espaços planejados na sala de aula para receber as crianças todos os dias. São divididos com materiais das diferentes áreas do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Raciocínio Lógico, Natureza e Sociedade e Brincadeira Simbólica.

São pensados para promover integração do grupo, estimular a imaginação, identificar desafios apresentados por cada criança, socialização, aprender a dividir brinquedos, e reorganização da sala.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil. Promovemos experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de atividades planejadas que envolvem a criança e desenvolve sua oralidade.

Temos em mente que o trabalho com a linguagem percorre quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. E para desenvolver essas competências na criança é necessário trabalhar dentro do contexto onde a criança está inserida. Para trabalhar a oralidade propomos muitas rodas de conversas, histórias, músicas e brincadeiras de faz de conta.

Desde pequenas, nossas crianças estão em contato com a linguagem escrita por meio de diferentes portadores de texto. A partir desse intenso contato, elas começam a elaborar hipóteses sobre a escrita. Para iniciar o trabalho com a escrita começamos explorando intensamente e de várias formas todas as letras, chamando atenção especialmente para as do próprio nome e posteriormente o nome das pessoas que a rodeiam. Aprender a ler e a escrever fazem parte de um longo processo ligado a participação em práticas de leitura e escrita que são cuidadosamente planejadas por nós.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

As noções matemáticas são construídas pelas crianças a partir das experiências que proporcionamos, pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outros adultos que possuem interesses e conhecimentos que podem ser compartilhados.

Todo nosso planejamento nesta área proporciona várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, resolver desafios, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente.

Os jogos são aliados importantes nesta construção, ele oferece estímulos essências na busca de estratégias, na resolução de problemas e no convívio harmonioso com os colegas.

NATUREZA E SOCIEDADE

As crianças, desde muito pequenas, interagem com o meio natural e social no qual vivem com isso aprendem sobre o mundo.

À medida que crescem se deparam com fenômenos, fatos e objetos do mundo; perguntam, reúnem informações, organizam explicações e arriscam respostas para suas indagações e questões.

O contato com o mundo dos primeiros anos de vida permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos.

O brincar de faz-de-conta permite que as crianças reflitam sobre o mundo, expressam e comunicam seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.