Colegio-Castelo-Blog-3

O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA

O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA, COMEÇANDO DESDE CEDO

Com a chegada do mundo virtual, a leitura tem sido deixada de lado por muitas crianças, sendo desconsiderada como forma de lazer. Eis a questão a refletir: “Enquanto educador ou pai, você tem procurado estimular a leitura, enfatizando para alunos ou filhos a importância que tal prática tem na formação educacional deles?”

Se a sua resposta foi sim, parabéns! Você está no caminho certo. Caso tenha respondido não, surge então um alerta que servirá para você se conscientizar da riqueza que o mundo da leitura pode proporcionar à criança.

Todo ser humano desenvolve certas atividades que fazem parte das necessidades diárias, como beber água, fazer amizades, praticar esportes, ir ao shopping.

A leitura é tão importante na formação de um indivíduo que deve ser dirigida (por pais e professores) no sentido de ser tornar uma atividade cotidiana do jovem, até que ele próprio o faça sem que seja obrigado, sendo uma fonte de mero prazer.

Desde pequena a criança deve ser estimulada a reconhecer a leitura como um momento de prazer. Os pais podem fazer isso de uma maneira natural, presenteando seus filhos com livros infantis, gibis, no caso de crianças que não estão alfabetizadas ainda, sugere-se que pais e professores reservem um momento para contar histórias a elas, dar preferência por livros ilustrativos, entre outros.

Outra maneira interessante de demonstrar para o filho o prazer da leitura é praticando na presença deles, bem como comentar assuntos lidos e até mesmo selecionar algo que compete ao entendimento da criança e fazer uma espécie de debate sobre o assunto.
Pais e educadores devem ter a preocupação de conscientizar a leitura como algo de valor positivo e não ser inserido como um castigo, de forma que não tome conotação indesejada.

Existe também uma classificação de faixa etária a ser seguida na escolha dos livros, lembrando que quanto mais nova a criança, a necessidade do envolvimento de um adulto no momento da leitura conseqüentemente será maior, visto que as crianças nessa fase são limitadas, por ainda não terem passado pelas principais fases do desenvolvimento da leitura e da escrita.

A leitura é um dos principais artifícios que insere o indivíduo ao mundo do conhecimento, sendo considerada fundamental para o homem e seu progresso na sociedade.

Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia

1 responder
  1. rRosalina Denacir Machado
    rRosalina Denacir Machado says:

    Olá, sou a avó do James Oliver Constantino Machado ,adorei o texto O DESPERTAR DO PRAZER DA LEITURA! Gostaria de algumas informações sobre quais livros escolher conforme a FAIXA ETÁRIA das crianças 0 a 10 anos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *